quinta-feira, 8 de maio de 2008

De Laudes...

(...)

Certi quia neque mors, neque vita, poterunt vos separare a caritate Dei, quae est in Christo Jesu. Nem a vida, nem a morte poderá separar-vos do amor de Deus, que está em Cristo Jesus; pois se vivemos, vivemos para o Senhor, e se morremos, morremos pelo Senhor.

(...)

Gaudete, fortis athleta, si vivis et vincis in Domino. Alegra-te, valoroso atleta, se vives e vences no Senhor; pois terás alegria e felicidade se te unires ao Senhor. Se são ditosos os que vivem no Senhor, não serão muito mais os que morrem pelo Senhor?

(...)

Ex cordis nempe affectis, non belli eventu, pensatus vel periculum, vel victoria christiani. A derrota ou vitória do cristão, não se mede pela sorte do combate, mas pelos sentimentos do coração.

Si bona fuerit causa pugnantis, pugnae exitus malus esse non poterit. Se a causa da tua luta, tiver sido boa, não poderá ser má a sua vitória na batalha. Também não se pode considerar um êxito, quando a sua razão é recta, nem é justa a sua intenção.

Cum de duobus malis, in corpore quam in anima mori levius sit. Entre dois males, é preferível morrer corporalmente do que espiritualmente.

Sem comentários: